Porque o mais provável é ninguem ligar ao que tens a dizer...

segunda-feira, janeiro 28, 2008

Cinema: Ennemies Intimes (1987)

Um enredo simples:

Numa sala de cinema isolada, dois homens que lutam pela mesma mulher, marido e amante, são obrigados a unir forças para resistir a um bando de desordeiros que quer invadir o edifico, para ajustar contas em relação a um incidente provocado por um deles.

Onde é que eu já vi isto? Assalto a 13ª Esquadra do John Carpenter, e inúmeros filmes de índios e cowboys. Logo, à partida, este filme de 1987, de um realizador francês pouco conhecido sem uma cinematografia de referência, não traz nada de novo. Não é um filme memorável, daqueles que ficaram nos anais do cinema. No IMDB não levanta qualquer tipo de discussão nem é aconselhado ou apupado por ninguém. Não tem trailer noYoutube e no poderoso Google é difícil encontrar informação acerca do mesmo. No entanto é um filme que desde os meus oito ou nove anos de idade ansiei ver. “Tropecei” no mesmo este fim-de-semana!

Tenho a certeza que este filme, apesar de obscuro, também povoou, desde a infância, a imaginação de alguns dos leitores deste humilde espaço, eis algumas imagens:

26 Comments:

Blogger stanica said...

Este comentário foi removido pelo autor.

28/1/08 21:07

 
Blogger stanica said...

Pelas imagens presumo tratar-se de um filme que se realizou pelos lados do Caniçal. Sei que se trata do Caniçal não somente pelas imagens que disponibizaste mas porque era banhista assídua daqueles lados e o gigantesco armazém castanho naquela paisagem árida sempre me causou um certo fascínio.

Contudo, sempre me despertou curiosidade, até porque quando ia para a praia na Baía d'abra perguntava aos meus pais o que fazia aquele armazém no meio da paisagem do Caniçal voltado para a costa norte da ilha. A resposta era sempre a mesma, a de que um filme ali tinha sido realizado, mas que ninguém sabia muito bem qual era o filme e o que tinha acontecido. Boatos corriam que as filmagens não tinham sido bem sucedidas e que o filme nunca chegara a acontecer, que tinham desistido de fazê-lo. Que fora uma tentativa frustrada dos realizadores e que terminara em fiasco. Mas aparentemente, e satisfazendo uma curiosidade que remonta à minha infância aquando das idas à praia naquela zona, agora sei que se tratava de uma realização francesa e que afinal o filme chegou a acontecer efectivamente!

De qualquer modo, nas minhas últimas incursões por aqueles lados, sei que há muito que esse armazém "mistério" da minha infância já não existe e foi demolido.

Já agora satifaz-me outra curiosidade. O que te fez recordar o armazém, e porque é que te lembraste agora? Eu sempre perguntei às pessoas se o conheciam e se sabiam da existência do filme que ali tinha sido realizado e a maioria desconhecia esse facto. Como o descobriste?

28/1/08 21:10

 
Blogger MB said...

Este comentário foi removido pelo autor.

29/1/08 00:48

 
Blogger MB said...

satisfazendo a curiosidade:). também eu era frequentador assiduo da prainha e lembro-me de em criança o meu pai ter-me levado ao enigmático edificio e contar-me que que o tinham construido para um filme. Como tu a maior parte dos jovens madeirenses da nossa geração lembram-se do tal "ovni" e partilham da mesma curiosidade e fascinio. anHá dias numa a conversa com um amigo fascinado por cinema perguntei se lembrava-se do tal edificio e se sabia que filme tinha lá sido rodado, para minha surpresa não so se lembava como o tinha em dvd! Claro que fui logo busca-lo e é a minha mais recente aquisição da minha colecção de filmes "esquisitos", como alguns apelidam lol... Está mesmo ao lado do "Female Vampires" de 1973, um filme de vampiros série Z a puxar para o porno, de um obscuro realizador de culto, Jess Franco, rodado na Madeira!!! Mas esse fica para um próximo post!

29/1/08 00:51

 
Blogger amsf said...

Este último filme mencionado acho que o vi na RTP 1 há uns 5 anos...

29/1/08 11:03

 
Anonymous Amilcar Conceição said...

Olá aos dois, eutambem era um assiduo frequentador das praias do Caniçal... Estive inclusive dentro desse "armazem" e gostaria muito de poder ver esse filme...
Não encontro em lado nenhum... :(
Podem me ajudar??? Obrigado!

18/5/08 11:02

 
Anonymous Lino said...

Olá a todos! Eu tambem recordo-me deste montro no Caniçal, e inclusive, cheguei a trabalhar cerca de 2 meses e meio para a produção do referido film. Lembro-me de algumas filmagens e das personagens e gostaria muito de poder ver o filme.
Conseguem arranjar-me uma cópia?

20/6/08 16:22

 
Blogger MB said...

desculpem so responder agora n tenho visto os comentários em posts antigos

deixem o mail e depois entro em contacto

26/7/08 04:19

 
Anonymous Anónimo said...

yep uma copia disso dava jeito

22/3/09 19:04

 
Blogger Marote said...

Boa noite

Tb estou interessado em cnsguir uma cópia deste filme.

Se possivel, agradecia o vosso contacto.

Obrigado

vitormarote@gmail.com

11/4/09 22:38

 
Blogger Duarte said...

Viva,

Adorava ter uma cópia deste filme. Fartei-me de procurar e realmente foi muito difícil encontrar.

Passei a minha infância no Caniçal e fiz aventuras com os meus amigos na "Casa do Cinema" no pós filmagens. Aquela casa tinha algo de místico com aquela arquitectura estranha e imponente.

O meu email é duarte.n@gmail.com

Desde já agradeço :)

22/6/09 23:01

 
Anonymous Anónimo said...

Lembro-me perfeitamente de toda a actividade aquando das filmagens deste filme, da policia não deixar aceder áquela zona, desde a zona da rotunda actualmente existente, da estrada de terra que ia dar ao cenário das gravações, de que hoje em dia restam apenas vestigios, e lembro-me de depois de aquilo ter sido abandonado após as filmagens, também eu passeei dentro da "estranha extrutura", e era realmente fascinante. Nestes últimos anos fiz passeios a pé pelo trilho que ainda existe até a falésia, e pelo caminho, se alguém tiver bom olho, ainda vê por lá restos ferrugentos das motas usadas.. etc. Junto à falésia, restam também vestigios da lajes de cimento que serviram de base de suporte à extrutura metálica. Resta pouca coisa....

7/7/09 23:10

 
Blogger Marote said...

Após muito tempo a procurar, finalmente consegui o DVD do filme...encontrei-o numa loja francesa.Nem queria acreditar ehehehehe

Pode não ser nada demais, mas trás de volta muitas recordações.

12/7/09 15:31

 
Anonymous Pedro Freitas said...

Boas,

agradecia imenso se alguem que tenha o filme pudesse entrar em contacto comigo.

pedrofreitas@mac.com

Obrigado!

27/8/10 04:40

 
Anonymous carlos Brito said...

Viva,

Adorava ter uma cópia deste filme. Fartei-me de procurar e realmente é impossível encontrá-la!

Tenhos uma familiar que inclusivamente trabalhou na produçao do mesmo e como admnistrativa nos escritórios/estudios improvisados na Matur, mas que infelizmente também não teve hipótese de conseguir uma cópia. Mas chegou a conviver com alguuns elementos do elenco, incluindo o brilhante Michel Serrault!

Será que me podiam ajudar em conseguir uma cópia do mesmo?

Com os melhores cumprimentos

Carlos Brito

barbalo2004@hotmail.com

1/4/11 22:52

 
Blogger MACIEL MARQUES said...

Este comentário foi removido pelo autor.

11/8/11 18:39

 
Anonymous Daniel Melim said...

pois é agora entendo a mesteriosa casa de cinema que hesistiu na ponta de são lorenço, o meu pai falou-me muito dessa casa mas imfelizmente não cheguei a ve-la ,o filme saiu no ano em que eu nasci 1987, e como sou natural do Caniçal tenho curiosidade em ver o filme será que ajgum podia me arranjar uma cópia ficava muito agradecido danymelim@hotmail.com

5/2/12 21:43

 
Anonymous Anónimo said...

olá boa noite!
gostaria de me juntar á Vossa lista para envio de uma cópia do DVD.
Pedro-esteves@live.com.pt
Obrigada

6/2/12 22:32

 
Anonymous Vitor said...

A quem possa interessar:

http://www.ebay.fr/itm/DVD-Neuf-ENNEMIS-INTIMES-Michel-Serrault-Wadeck-Stanczak-/380609333960?pt=FR_SK_DVDetCinema_dvd&hash=item589e158ac8#ht_579wt_900

8/5/13 11:34

 
Blogger Marote said...

Este comentário foi removido pelo autor.

9/5/13 15:44

 
Blogger Cecilia Luis said...

Este comentário foi removido pelo autor.

21/6/13 12:33

 
Blogger Cecilia Luis said...

Olá,
Será que alguém consegue arranjar uma copia a do filme, para cecilialuis96@ovi.com

21/6/13 12:35

 
Blogger Ruben Vasconcelos said...

tambem gostaria de ter uma copia se for possivel, agradecia imenso: rubenvasconcelos82@gmail.com

6/10/13 17:25

 
Blogger Luis Miguel Pereira said...

adorava arranjar esse filme, vi no cinema em Machico em 2012, e adorava tê-lo, se alguém conseguir por favor contacte-me. Miguel_pereira9@hotmail.com

23/4/14 00:13

 
Blogger Luis Miguel Pereira said...

adorava arranjar esse filme, vi no cinema em Machico em 2012, e adorava tê-lo, se alguém conseguir por favor contacte-me. Miguel_pereira9@hotmail.com

23/4/14 00:14

 
Anonymous Anónimo said...

Tenho o Filme em DVD

Joseluis@netmadeira.com

3/6/14 12:23

 

Enviar um comentário

<< Home

 
Free Web Site Counter
Hit Counter