Porque o mais provável é ninguem ligar ao que tens a dizer...

terça-feira, junho 05, 2007

Sorriso sindical


Finalmente chegou o dia em que estou satisfeito com uma acção dos sindicatos!! Perante os resultados da passada greve geral o meu rosto teve o privilégio de esboçar o seu primeiro sorriso sindical. A convocação da greve geral por parte da CGTP foi o primeiro passo para demonstrar o quão desconectados com a realidade a maior parte dos sindicatos está, e a confirmação que cada vez menos os portugueses se revêm nestes associações. O país não parou, e para ofuscar a derrota a CGTP recusou-se a avançar com estimativas de adesão.
Para começar assim pouparam-nos do ridículo atirar de números completamente dispares (e inflacionados por ambas as partes) entre governos e sindicatos após uma greve.
Sinceramente era a favor da criação do sistema em que se identificava os grevistas que a Comissão Nacional de Protecção de Dados inviabilizou. Não percebo como é que alguém que faz greve pode ser perseguido só por ficar registado numa base de dados... então mas se não forem registados, os colegas e superiores dos grevistas não ficam na mesma a saber que essas pessoas fizeram greve?

Voltando ao tópico principal, em vez de avançar numeros globais, o PCP... aliás a CGTP perferiu anunciar estimativas sectoriais de àreas onde houve grande adesão. Esta estratégia é no minimo ridícula, e é o equivalente a passar um atestado de burrice aos portugueses. O paralelismo que me vem à mente é o de um treinador de futebol, que depois de perder um jogo por 10-2 diz qualquer coisa como "Não quero discutir se ficou 10-2, o que eu sei é que no minuto '17 e '53 a minha equipa marcou!!".

Congratulo-me ainda mais ao ver que a maioria dos portugueses abriu os olhos em relação a esta verdadeira praga pós 25 de Abril que se instalou no nosso país. Em programas como "Opinião Publica" na SIC Noticias e afins a maioria dos intervenientes era claramente contra a greve.

Não quero com isto dizer que os sindicatos não têm lugar na sociedade. Quero só reafirmar que os sindicatos portugueses, nomeadamente os ligados à CGTP (os meus parabéns à UGT por não ser tão populistas e mesquinha) prejudicam mais o país do que o beneficiam, até porque tendem a ser orquestrados por outras ambições políticas. A atitude do "tudo ou nada" desta central sindical acaba inevitavelmente por deixar os trabalhadores sem nada e os país com menos. E parece-me que os trabalhadores começam a ter consciência disso. A prova é que os sindicalizados são cada vez menos. Os caminhos seguidos pelos sindicatos estão a provocar o seu lento e agonizante suicídio.

Apesar dos meus parabéns à UGT, não sou ingénuo ao ponto de acreditar que se a cor do governo fosse outra não teriam aderido à greve. Tenho praticamente a certeza quea UGT se associaria à greve perante as políticas laborais implementadas pelo Governo PS, caso a direita fosse governo. De qualquer forma admiro a postura da UGT uma vez que já nos governos PSD esta central sindical teve sempre uma atitude minimamente construtiva.

Portugal não é dos patrões nem é dos trabalhadores. Portugal é dos portugueses, e se vamos construir algo teremos que fazê-lo juntos. Por muito que custe a muita gente, a maior parte das medidas em termos laborais deste governo não passam, na minha opinião, de meras correcções a anos e anos de erros governamentais, que para beneficio de alguns prejudicaram muitos, e pior do que isso prejudicaram a mentalidade de um país que agora se vê com sérios problemas de competitividade e empreendorismo.

25 de Abril Sempre!! 26 de Abril nunca mais...


28 Comments:

Blogger BarreteDeOrelhas said...

Epah, agora temo que digam que vim malhar nos sindicatos só para fingir que não sou de esquerda... LoL

PS: amsfsma: da minha parte esteja à vontade em retirar do dependedasopiniaes as contribuições que achar relevantes. No entanto duvido que este post possa entrar nas suas "opções editoriais".

5/6/07 22:32

 
Blogger MB said...

O grande problema dos sindicatos em Portugal prende-se precisamente com a partidarização dos mesmos, o facto do governo ser de uma ou de outra cor e a meu ver o que mais os mobiliza. Este modelo está esgotado, um sindicalismo sectorial que defendesse os reais interesses dos profissionais das diferentes áreas, teria mais força. Olhem para os Estados Unidos onde os sindicatos funcionam ( e funcionam mesmo!) sem qualquer conotação ideológica!

6/6/07 00:01

 
Anonymous Bilhardeirinha said...

Olá meus lindinhos meninos!

Hoje vou contar uma bilhardisse pequeneninha!

Sabiam que o MB trabalha na Assembleia Regional e adivinhem para quem?

Para o PS!

É estagiario no grupo parlamentar.

Não contem a ninguém! Tá bem!

Um beixo prá voces todos!

6/6/07 09:58

 
Blogger amsfsma said...

Nasceu um novo blog:
http://madeiracomenta.blogspot.com/

Publicarei os melhores comentários sobre a Região Autónoma da Madeira.

Comentários e não os posts!

6/6/07 10:40

 
Blogger amsfsma said...

Nasceu um novo blog:
http://madeiracomenta.blogspot.com/

Ao alimentá-lo com os melhores comentários sobre a Região Autónoma da Madeira encontrados em blogs pretendo incentivar a que se eleve a qualidade dos comentários nos blogs.

6/6/07 10:47

 
Anonymous Anónimo said...

o mano do victor anda a fazer publicidade as merdas que vai escrever.

eeeei...........

O MB também é sucialista profissional?

tá boa!

6/6/07 10:57

 
Anonymous CLM said...

O MB é profissional? Qual é o mal? Não pode exercer as suas funções com profissionalismo? Acompanho já este blog ha algum tempo e pelo que vejo não se abstem de criticar algumas opçoes do próprio partido para o qual supostamente trabalha. Isso sim é profissionaismo, não confunde a sua actividade com os posts que aqui coloca!

CLM

6/6/07 11:44

 
Anonymous Anónimo said...

mas quem disse que ram os posts cml?

6/6/07 11:56

 
Anonymous Anónimo said...

"eram"

6/6/07 11:57

 
Blogger MB said...

Este comentário foi removido pelo autor.

6/6/07 12:38

 
Blogger MB said...

Cara bilhardeirinha, os meus parabéns, apreciei imenso o seu ponto de vista em relação ao sindicalismo…. De resto esta é a ultima vez que comento algo que não tenha a ver com os posts. Felizmente o meu código deontológico permite-me uma distinção clara entre o ser humano e o profissional que habitam em mim. Felizmente aprecio mais o recurso ao argumento ao invés de manobras de diversão personalizadas. Felizmente sei que muitas pessoas da esquerda à direita , também se pautam pelos mesmos princípios.

E citando o ponto 3 e 5 do código deontológico pelo qual enquanto profissional me rejo:

"3-No desempenho dos seus papéis profissionais, os sociólogos não devem prescindir da autonomia de critérios e de procedimentos que é inerente às suas competências específicas. Tal não impede o respeito por outras exigências decorrentes dos enquadramentos institucionais ou contratuais em que exerçam a sua actividade, salvo se colidirem com os princípios expressos neste código deontológico."

"5-O estatuto profissional do sociólogo impõe uma postura de maior isenção possível. Implica nomeadamente procurar um relacionamento equilibrado com os diversos actores sociais, individuais ou colectivos, envolvidos no contexto da sua prática. Exclui ainda quaisquer utilizações abusivas da sua posição profissional, a qual não deve ser utilizada como falso pretexto para fins alheios à profissão de sociólogo nem, em geral, para fins fraudulentos."

Em relação a opção de anonimato:

"20- Sempre que no seu trabalho os sociólogos se deparem com situações que requeiram compromissos de confidencialidade ou anonimato, a produção e divulgação (…) devem situar-se no plano teórico ou metodológico e ter um nível de abstracção que garante o respeito por aqueles compromissos."

Por isso cara bilhardeirinha e eventuais leitores não esperem bilhardices. directamente ligadas com a actividade que exerço enquanto sociologo. Neste blog quem escreve é o ser humano.
Bem hajam!
Magno

6/6/07 12:45

 
Anonymous Anónimo said...

TENS RAZÃO NÃO ÉS MARIO MAS SIM MAGNO.

ISTO DE ANDAR A CHAMAR NOMES.

MAS O QUE FAZ FAZ UM SOCIOLOGO NO PS?

O PS TAMBÉM QUER ENTRAR NO CODIGO DEONTOLOGICO É?

SE É PRA ISSO TÁ BEM.

VIVA O MACARRÃO COM CHOURIÇO!

6/6/07 15:04

 
Anonymous bm said...

o MB (Magno), tás chateado?

agora k é contigo já mudas de comportamento?

as cenas de democracia, de liberdade de opinião e essas coisas todas!...vão prás urtigas é?

calma man!

o teu salario de estagiario no GP do PS a conta do arranjinho com o PSD deve dar para acalmar as tuas maguas!

um abraço

bm

6/6/07 15:14

 
Blogger BarreteDeOrelhas said...

Epah que grande surpresa... afinal o MB é de esquerda? Quem diria...

Eu acho que a bilhardeirinha esteve em grande agora. Já tentaste enviar o currículo para a Direcção Regional de Educação do Norte? Pelo que se diz as pessoas como tu são muito populares lá...

Tiveste mesmo aquele tipo de atitude inútilmente pessonhenta e mesquinha que caracteriza um tremendo mau estar com a vida, e a necessidade de contrariar as vontades dos outros para te sentires importante.

O que eu gostava de te dizer mesmo é que podes ser importante de outras formas. Basta acreditares e fazer alguma coisa boa por alguém. Ajuda uma velhinha a atravessar a rua, tira um gato de uma arvore... qualquer coisa assim!! Vais ver que te vais sentir muito melhor, e esse desejo de fazer mal vai passar... vê lá que se calhar até és capaz de fazer amigos!!

6/6/07 19:13

 
Anonymous amsf said...

Desativei o Madeiracomenta e criei

http://pensamadeira.blogspot.com/

Pretendo alimentá-lo com os melhores comentários sobre a Região Autónoma da Madeira encontrados em blogs. Na prática os melhores comentários transformar-se-ão em post neste blog. Terei o cuidado que colocar as referências de onde foram retirados. Espero não estar a violar qualquer lei de direitos autorais.

6/6/07 20:42

 
Blogger stanica said...

Com perplexidade e com extrema irritação noto que pessoas há, que continuam sem o minimo de bom senso e sem o menor sentido de equilibrio. A mesquinhice, e se calhar porque sou uma idealista por natureza, é algo que continua e espantar-me e a desalentar-me profundamente! Quando leio coments como o de "bilhardeirinha", perco a esperança numa geração construtiva, que mais se dá à maçada de destruir com bilhardeirices as outras pessoas, ao invés de serem positivamente construtivas!
Nota-se que deve ser alguém com um grande défice de formação pessoal... Mas enfim...
MB para além de amigo, é um dos melhores contribuidores deste Blog, onde as suas ideologias não o impedem de ter opiniões aos mais diversos níveis, sem estarem pautados pela sua cor partidária!
É a mania das pessoas terem que encontrar um bode expiatório para tudo, e de misturarem "alhos com bugalhos"!!!!!
De facto, e já alguém o disse, cada sociedade tem a classe política que merece!
O que vos move nos últimos posts para comentar, é tudo e mais alguma coisa que possa ser escrita pelo MB. Neste post em particular ninguém, para além de barretedeorelhas e do MB criticou ou sequer mencionou aquilo que foi escrito no post!!! Incrível...
Estão todos mais preocupados com a identidade do MB do que propriamente com aquilo que se escreve neste espaço onde a liberdade de expressão reina, um blog que se pauta por ser eclético, mas não mesquinho!
E sinceramente, como membro desde a formação do blog, permitam-me que vos diga que dispenso em absoluto, contributos de pessoas que nada têm a acrescentar para além das bilhardices que não interessam a ninguém... Aliás, pelos vistos interessam a muita gente. Olha, o melhor é deitarem a noticia no Jornal da Madeira, que é reconhecidamente um Jornal onde a multiplicidade das opiniões reina, e onde a tiragem é superior aos seus reais compradores!!! AH desculpem, este blog parece ser mais lido do que o Jornal de noticias. Se calhar a noticia corre mais depressa pelo blog, é um facto!!!

Agora e no que concerne ao post. Os sindicatos são necessários, contudo tenho que reconhecer que a actuação dos mesmos nem sempre é a ideal. Partilho da opinião de que a UGT foi desde sempre mais coerente e equilibrada nas suas demonstrações do que a CGTP.
A verdade, todavia, é que os movimentos sindicais em causa, costumam gizar as suas linhas de orientação mediante, e em virtude da côr política governamental que estiver em questão. Infelizmente, o jogo de bastidores na política entre os sindicatos e o Governo que estiver em causa, continuam a ser uma realidade. Ainda assim, sou apologista que a sua existência é muito importante, já foi mais importante e deveria ter um papel mais preponderante.
Relativamente ao facto de haver uma base de dados sobre quem adere à greve, estão a esquecer-se daqueles que preferem não dar a cara, ou os que se estão a lixar para a greve e decidem meter atestado médico no dia de greve.

Quanto aos Estados Unidos, a política que se pratica não é para mim o melhor exemplo.
É um país onde o despedimento é sempre demasiado fácil, onde a protecção do trabalhador não é a mais favorável ao mesmo. Mas o facto de não terem conotação ideológica torna o seu sistema mais claro e não tão híbrido como o nosso.

6/6/07 21:36

 
Anonymous Anónimo said...

Vamos todos!

Vamos depresa!

O amsf tem um blog fixe dá para colocar comentarios anónimos!

Vamos largar nele!

O Chavista precisa de esclarecer uma coisas!

Vames lá!

6/6/07 22:08

 
Blogger milho frito com bife de atum said...

Isto da formação das pessoas tem muito que se lhe diga... Acho que a palavra perplexidade e raiva não chega para denunciar aquilo que sinto. Há pessoas muito más, sem escrúpulos nenhuns.

Incomodou-me imenso ver ao ponto em que esta situação chegou. A bilhardeirinha ou o raio que o parta é o exemplo perfeito da escumalha que vagueia pela nossa sociedade, deambulando por corredores a tentar ganhar uma vida que provavelmente nunca terá. Questiono-me se voçê terá algum objectivo na vida, sem ser magoar prepositadamente as pessoas. Não acredito muito em ataques directos, já acreditei, mas um gajo cresce para alguma coisa.
Se queremos construir alguma coisa boa na vida, temos que ser profissionais, trabalhadores, respeitadores mas sobretudo boas pessoas. Pessoas com carácter.
Deus escreve direito por linhas tortas.

Tudo isto por causa de um nome.

Vergonhoso q.b. Ou também querem saber quem é o q.b?

6/6/07 22:35

 
Anonymous Anónimo said...

o que?
quem?
Queremos saber quem é o "q.b.".

Bilharderinha diz?

Queremos saber!

6/6/07 23:26

 
Anonymous Anónimo said...

afinal o gajo do cds é um cobarde não vai dar luta ao amsf e ao mb.
sera que o LFM, vai dar?

7/6/07 22:31

 
Anonymous Anónimo said...

tenho andado atento ao que se escreve um pouco por todo a lado sobre este assunto e à sequencia com que as noticias aparecem e pelo q percebi existem sucias a lixar sucias! vejam bem as horas e a sequencia dos posts e vejam quem xiba quem. cuidado ppl!!!

7/6/07 23:11

 
Blogger amsf said...

Isto anda muito estranho! Já andam a tenter colocar o Filipe Malheiro nesta novela?


Quanto à cronologia dos eventos da novela do Roberto Rodrigues (Cortas da Direita) comigo está bem "escarrapachada" em

http://pensamadeira.blogspot.com

7/6/07 23:31

 
Anonymous Anónimo said...

de facto isto é extranho! A sucialistas a dar em sucialistas, não é amsf?

agora já envolves o Malheiro nisto, prá enganar é?

tu és porreirinho!

já não te serve o gajo do cds avanças com os do teu PS, tá engraçado!
tá!

8/6/07 09:25

 
Anonymous amsf said...

Os últimos 3 ou 4 anónimos pelo tipo de provocação que aqui deixou é muito provavelmente uma única e mesma pessoa!

Tens que delinear outra estratégia!

8/6/07 10:45

 
Anonymous Anónimo said...

tens razão, tenho de delinear uma outra estrategia.

mostrar por A+B, que a alguém que contigo anda a dar cabo desta cena dos comentários nos blogues.

ou sera que essa cabezinha é suficiente para maquinar isto tudo sozinho?

cá fica a minha identificação e vamos ver se com isto dá prá ficares quietinho.

als

8/6/07 13:57

 
Anonymous amsf said...

"que a alguém"

Com este erro recorrente e com o gaguejo frequente também na escrita facilmente te identifico. Tens que ser mais cuidadoso pois por onde quer que passes deixas rasto...não vale a pena escondereste nos pseudónimos anónimos e culinários.

Para que não confusão com a culinária afirmo que milho frito com bife de atum não é um dos teus pseudónimos. Repito não é!

8/6/07 14:13

 
Anonymous Anónimo said...

tás a ver como é facil enganar-te!

vou arranjar mais umas para que possas continuar a dizeres que sou quem tu dizes que sou.

qua qua qua!

8/6/07 14:40

 
Anonymous Anónimo said...

patinhos na zona?

onde?

als

8/6/07 14:43

 

Enviar um comentário

<< Home

 
Free Web Site Counter
Hit Counter