Porque o mais provável é ninguem ligar ao que tens a dizer...

terça-feira, junho 26, 2007

Cidade Pessoal


Na década de 70 o urbanista Kevin Lynch criou uma metodologia que permite aos indivíduos a construção do seu mapa mental da cidade. Apesar de construirmos uma imagem muito pessoal da cidade, tal idealização baseia-se em realidades materiais concretas. O material transforma-se em simbólico, traçamos as fronteiras da nossa cidade pessoal com base em tais elementos estruturadores do ponto de vista geográfico, mas que para nós possuem um significado pessoal. A utilidade de tais mapas mentais prende-se com o facto de poderem constituir repositórios de informação valiosa em termos de urbanismo, ao conhecermos a maneira que vastos segmentos da população urbana percepciona a cidade, conseguimos identificar obstáculos ao crescimento da cidade, identificar áreas problemáticas, potenciar a utilização de outras menosprezadas institucionalmente mas de grande valia para a população.
Seria porventura uma ferramenta útil para a revisão do P.D.M.. Uma maneira de sentir a vivência subjectiva da urbe por parte do cidadão que depois se converteriam em medidas objectivas em termos de organização do território.
A análise de tais mapas mentais permitem identificar vários elementos estruturantes à volta dos quais o indivíduo constrói a sua cidade mental.. A sobreposição de mapas individuais permitem uma visualização sintética do sentir a cidade colectivo, permitindo a identificação das barreiras físicas transfiguradas em simbólicas que enformam a cidade, a identificação das principais vias que constituem a espinha dorsal da cidade, a identificação de áreas homogéneas que as pessoas identificam inconscientemente com uma determinada actividade, a identificação das áreas de cruzamento entre essas áreas, etc.
Além de um exercício lúdico interessante é uma boa forma de auto-conhecimento. A “nossa” cidade é diversa da cidade geográfica… Uma rua, uma margem… uma maneira pessoal de sentir a cidade...

Quer eu queira quer não queira

Esta cidade

Há-de ser uma fronteira…..

 
Free Web Site Counter
Hit Counter