Porque o mais provável é ninguem ligar ao que tens a dizer...

quinta-feira, maio 03, 2007

Sondagem RTP/RDP/JN - O que não nos dizem os números.

A sondagem da RTP/RDP/JN apontam o reforço da maioria absoluta do PSD com 70% dos votos e a descida do PS para uns meros 20%. A sondagem foi feita porta a porta com recurso a urna fechada. De momento desconheço mais pormenores da ficha técnica da sondagem mas teço desde já algumas considerações.
Há que ter em conta uma questão crucial em relação ao método de realização da sondagem.
O recurso porta a porta é, por experiência própria o mais propício a enviesamentos. O porta a porta recorre à técnica de random route. É escolhido um ponto aleatória de partida, geralmente tendo por base os registos eleitorais, o entrevistador deve de seguida de x em x casas entrevistar o residente. (número definido por quem encomendou o estudo) a cada junção de estradas deve alternadamente virar a esquerda e na seguinte à direita dirigindo-se alternadamente as moradias à esquerda ou direita da rua dependendo para que lado virou.. No caso de deparar-se com apartamentos ou alguém não abrir a porta a complexidade aumenta, não devendo o entrevistador cair na tentação de bater a todas as portas.

As vantagens do porta a porta são as seguintes

Pode poupar tempo na recolha de dados

O entrevistador não pode escolher a que portas bater, o caminho e as portas a bater são definidos a partida,

As desvantagens

As características da área escolhida para realizar o porta a porta (por exemplo rural/urbano, área pobre/rica) conduz a que muitas vezes a amostra não seja representativa.

É extremamente permeável a abusos por parte do entrevistador devido a dificuldade em confirmar a execução correcta das instruções de recolha de dados.

Estes números são claramente vitimas de graves problemas de recolha de dados, mas enfim como dizem as sondagens valem o que valem, eu por formação, há muito que aprendi a questionar os números. Números tão altos têm um efeito desmobilizador para os vencedores virtuais e de mobilização para os mais prejudicados nas sondagens. Domingo vai estar sol, praia, dia de ir almoçar com as mães... Deslumbrem-se com os números virtuais… citando um grande”filosofo do quotidiano”, prognósticos só no fim do jogo!

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger amsf said...

As minhas previsões:

PSD - 58%

PS - 22%

4/5/07 23:58

 
Blogger BarreteDeOrelhas said...

Eu prevejo que o AJJ vai ganhar... LoL

5/5/07 16:57

 

Enviar um comentário

<< Home

 
Free Web Site Counter
Hit Counter