Porque o mais provável é ninguem ligar ao que tens a dizer...

quinta-feira, abril 06, 2006

Comunicação Social

É vergonhoso e até preocupante, a maneira como a comunicação social desportiva Portuguesa, tenta camuflar os erros dos árbitro, em benefício do Benfica.
Depois dos jogos, do Benfica com o Braga, Rio Ave e mais recentemente, o Belenenses, tanto os jornais desportivos e televisão, tentaram a todo o custo esconder e até fazer passar para opinião publica, que eram erros normais e que os árbitros até estiveram bem.
No jogo para a Taça de Portugal, e mais recentemente com o Barcelona, com dois casos de possível erros dos árbitros, em prejuízo do Benfica, era ver as capas dos jornais (Bola, Record e Jogo) com títulos em letras maiúsculas, a dizer que o Benfica tinha sido prejudicado pela arbitragem, e os canais de televisão, a abrir os telejornais, com a notícia que o Benfica tinha sido prejudicado pelos arbitro. O que é incrível, são os comentadores dos canais de televisão, que até parecem que jogam mais que os próprios jogadores do Benfica, quando comentam um jogo. Só falta mesmo eles próprios introduzirem a bola na baliza do adversário do Benfica, tal e a maneira que tentam destorcer os factos, só para beneficiar o Benfica junto ao espectador. E quando o Benfica marca um golo, é vê-los gritar, que nem uns loucos, tanto que querem ver o Benfica ganhar. Depois há aquele comentador que se julga um génio, mais que pela sua idade, e pela constituição portuguesa, já devia estar reformado, por ter mais de 65 anos, de nome Gabriel Alves, que quando comenta um jogo do Benfica, já devia ir equipado de vermelho, tanto e o seu fanatismo clubista. Mais, como toda gente viu, para a comunicação desportiva só ouve 2 erros nos últimos 6 jogos do Benfica. Um com o Guimarães, para a taça e outro contra o Barcelona. Por isso pergunto: para quando um 25 de Abril na Liga de Clubes, nos jornais desportivos e televisão. É que a teia de aranha continua lá, mesmo depois da limpeza do 25 de Abril. Quanto ao jogo do Barcelona, no estádio da luz, o resultado certo seria, Benfica 2- Barcelona 12. Mas para alguma comunicação social, não contou o baile de futebol que o Benfica levou. Mais sim o possível penalty que ficou por marcar. Forca Barçelona!!!!!!

3 Comments:

Blogger BarreteDeOrelhas said...

Concordo contigo que muitas vezes os comentadores e a comunicação social exageram na sua cobertura ao Benfica. Sinceramente acho quer isso acaba por ser mais prejudicial ao Benfica que benéfico. O Benfica vende, e as capas e letras grandes têm que vender. Acontece é que isso é para o melhor e para o pior. Da mesma forma que uma vitória do Benfica frente à Naval parece uma vitória na Liga dos Campeões(que não aconteceu porque o árbitro não viu penalty sobre o Leo - esqueceste-te desta) , um empate com o Sporting (que na realidade foi uma derrota justíssima, apesar de o ábitro não ter visto o penalty sobre o Nuno Gomes - esqueceste-te desta também) parece uma goleada frente ao Andorinha.
Quanto ao Gabriel Alves andas desinformado: é sportinguista. O problemas dele é ser mesmo do foro psicológico, nada tem a ver com a côr clubística. Quando o Benfica está empatado ou a perder tem frases como "O Benfica não tem ataque, o meio campo não está lá e a defesa não funciona", seguidas por "Um jogo muito inteligente por parte do Benfica" quando marcamos. Benfiquista é o João Querido Manha mas esse nem se esforça por esconder, ao contrário de Luís Sobral que tenta a todo o custo esconder o seu fanatismo tripeiro evidente a cada palvra que profere. Mas... e futebol não há? Talvez devessemos organizar um campeonato só com àrbitros a jogar - pelo menos assim faria sentido não falarmos de outra coisa, que é o que acontece hoje em dia.

P.S. Ontem o Sporting foi prejudicado pelo àrbitro. E foi por isso que não ganhou? Foi o àrbitro que impediu o Carlos Martins de marcar isolado? Foi o àrbitro que não deu educação ao Sá Pinto enquanto criança? Deixem-se de conversas e da bela atitude portuguesinha de: "Nós somos os maiores...os outros é que não nos deixam mostrá-lo". Grow up!!!

24/4/06 16:23

 
Blogger catia viveiros said...

Concordo parcialmente com o dito neste post, ainda assim gostaria de ressalvar o facto que tal exagero da comunicação social é notório não somente nos jogos do Benfica (e isto em termos televivisos falando),ocorrendo também com os outros grandes clubes portugueses.
No que toca ao caso particular de Gabriel Alves, como foi referenciado, não tenho tantas certezas que o seu clube seja o Benfica. Eu pelo menos tenho quase a certeza que a sua febre clubística é mais para os lados de Alvalade!
No que toca mais concretamente à imprensa escrita, é deveras verdade que os títulos e as páginas a cores são quase todas elas dedicadas ao "Glorioso". Mas estavam à espera de quÊ??? Que os jornais fossem à falência? Se assim não fosse estavam quase todos no desemprego, visto que o Benfica é a Instituição que suporta o volume de vendas destes jornais em Portugal!!! A verdade "nua e crua" como já referia Fernão Lopes na sua Crónica a D. João I, é que os benfiquistas representam a maior massa de adeptos e simpatizantes da população portuguesa. Por isso, meus caros "adversários" clubísticos vão ter que continuar a "engolir" com tais capas dos jornais.

27/4/06 14:26

 
Blogger BarreteDeOrelhas said...

...e para mais, se não me engano... Fernão Lopes também era do Sporting... :P

27/4/06 21:05

 

Enviar um comentário

<< Home

 
Free Web Site Counter
Hit Counter