Porque o mais provável é ninguem ligar ao que tens a dizer...

domingo, março 12, 2006

... na alma a chama imensa!!!


Um camarada blogueiro indagou porque motivo não havia no blog celebração pela histórica vitória e passagem à próxima eliminatória da Champions por parte do glorioso SLB.
Ora aí tens a diferença entre ser benfiquista e ser de outro clube qualquer. Ser do Benfica não significa ser melhor que ninguém, mas sim ser o melhor... pelo menos o melhor que pudermos ser. Por esse mesmo motivo, não precisamos de esfregar as nossas vitórias na cara de ninguém, ao contrário do que fazem adeptos de outros clubes. Preferimos festejar as vitórias com outros benfiquistas, que óbviamente comungam dos nossos sentimentos. O nosso objectivo não é irritar ninguém. Por isso mesmo não ouvimos os benfiquistas a cantar musicas ofensivas para outros clubes cada vez que marcam um golo.
Perssoalmente sinto-me orgulhoso quando numa final Champions League entre o FCP e Mónaco oiço meio estádio a cantar "SLB, SLB, Filhos da Puta SLB!!!". Tal situação só me relembra da grandiosidade que é a instituição Sport Lisboa e Benfica e da pequenês bairrista e guerrilheira dos nossos adversários. Digo adversários porque o Benfica não tem inimigos, ao contrário de outros clubes, apenas adversários. E por muitas Champions que outros ganhem isso nunca se alterará.
A diferença entre a postura dos benfiquistas e os outros é essa: trata-se da superação absoluta e não relativa. Superação que me levou num belo Sábado de manhã às 8:30 da manhã à catedral para comprar 2 bilhetes para o Benfica-Barcelona. Saí de lá feliz da vida por tê-los conseguido às 14:30. Se acho que vamos eliminar o Barcelona? Não. Se acredito que pudemos? Sim. Até ao último momento acredito. Porque razão? Quem disse que a razão tinha alguma coisa a ver com isso? "Ser benfiquista é ter na alma a chama imensa" e não "na cabeça a razão intensa". O sentimento por um clube, uma entidade abstracta, não tem nada a ver com razão. A diferença do Benfica é que o que move a instituição é o amor dos benfiquistas ao clube, e não ódio aos "inimigos" . Obviamente que não posso dizer que todos os benfiquistas são assim e todos os portistas ou sportinguistas são assado. Mas a gênese dos sentimentos clubísticos é diferente de forma geral. Uns querem ser os melhores, outros querem ser "melhores que". E normalmente, melhores que o Benfica.
Mas já que sentiram necessidade de falar no assunto, e não querendo que os meus amigos de outros clubes e leitores do blog em geral se sintam desprezados e esquecidos, aqui vai: GRANDE BENFICA!!! SOMOS OS MAIORES!!! TAMBÉM SEREMOS OS MELHORES!!! ALLEEEZZZZZZ!!! :)

P.S. Há bem pouco tempo vi a cara de desgosto dos sportinguistas quando, interpelado acerca da vitória do Sporting na Luz, respondi: "Foi justo, mereceram ganhar". O brilho esmoreceu-se dos olhos do Sportinguista e com um ar cabisbaixo ainda tentou puxar assunto: "E aquilo sobre o Nuno Gomes não era penalty", ao que retorqui "Eu acho que é claramente penalty, mas independentemente disso o Sporting mereceu ganhar. Seria injusto se o Benfica ganhasse". Atordoado, confuso, e até um pouco desiludido o meu camarada sportinguista baixou a cabeça e mudou de assunto. No dia em que algum dos nossos adversários tiver a honestidade para ter a mesma atitude, quando se justificar obviamente, aí puderei dizer: "És grande"!! Devias ser do Benfica!!" :P

7 Comments:

Blogger MB said...

Camarada, acho que és a excepção e não a regra, parabéns pelo desportivismo que consegues ter, agora pergunto, quantos benfiquistas, sportinguistas Portistas, maritimistas, pessoal do quinhentos, é que conheces com a tua sensatez?

13/3/06 00:33

 
Anonymous Anónimo said...

Digam o que queiram, a verdade é que só existem dois grandes clubes em Portugal...
O Benfica e o Anti-Benfica...

Estou com muita fé para dia 28, é díficil mas não impossível...Também lá estarei a gritar bem alto até que a voz me doa...BEEEENNNFIIIICCCAAAAAAA!!!!

zearafat aka Aires

p.s. parabéns pelo vosso blog

13/3/06 03:03

 
Anonymous MysterOn said...

Só para informar o Sr. Barrete de Orelhas que no dia 26 de Maio 2004, nem metade do estádio Arena auf Shalke "entoou" o cântigo preferido dos anti-benfiquistas e não mais de um minuto...foram poucos os que o fizeram e foram largamente assobiados por uma maioria de adeptos do F.C.P e do futebol, onde eu me incluia (pois a festa era nossa pela menos da minha prespectiva). Esse tipo de adeptos existem em todas as massas adeptas e em todas as classes...são os suspeitos do costume e na minha opinião não é por aí que tal situação te pode relembrar da grandiosidade que é a instituição Sport Lisboa e Benfica e da pequenês bairrista e guerrilheira dos vossos adversários, pois se assim for tenho pena...como tu disseste "O sentimento por um clube, uma entidade abstracta, não tem nada a ver com razão". Devias sentir a grandiosidade do teu clube em muitos momentos mais...para mim esse tipo de situações só demonstra a eterna rivalidade entre determinados clubes que sempre existiu e há de existir, exteriorizada sob variadíssimas formas, conforme as almas que as sentem e conforme o nível/educação/moral/etc...etc... das mesmas. É algo que não dá para explicar!!
Agora é pena que se pense que ser do benfica é ser-se melhor...no máximo é ser-se diferente, embora não muito, pois sempre são 6 milhões de macaquinhos ou mais, aí aos saltos e pinotes, fim de semana sim, fim de semana não.
Já agora felicito-te por te teres levantado cedinho para orientares o "ticket" sinal que gostas de futebol e do teu clube e queres ver dos melhores jogadores do mundo ao vivo (uns quantos que o Barça lá tem...) mas para quem está ou esteve habituado aos grandes palcos da Europa (relembrando: dois anos de pleno sucesso só ao alcance de clubes igualmente grandes como o teu) isso é um fado normal, nada de extraordinário, até conheço quem tenha dormido à porta do estádio de um clube, "pequeno e bairrista" como o meu...mas que incomoda!!!

Relativamente ao sucesso alcançado, estou aqui também para dar os parabéns à massa vermelha!! Sem dúvida, que após um jogo inteligente da vossa parte e com muitas pitadas de sorte conseguiram um feito histórico a vários níveis e agora tudo é possível..."The sky is the limit!!"
Já agora,como me disse um benfiquista igualmente sensato ou mais do que tu ehehehe "Nós jogávamos à bola"
Boa sorte nessa odisseia!!!

ACREDITEM MAS BAIXINHO!!!

P.S Após tanto tempo sem vir aqui e sem te ver...tive de bombardear um post e picar-me com o Barrete!!
E agora confesso aqui perante vós que festejei o golo do Simão!!Nem sei bem como, mas festejei, pelo golo em si fabuloso (quem gosta de bola gosta sempre!!!) e pelo Benfica ou por Portugal ainda tenho de descobrir!?!?! Se bem que, no mesmo instante houve algo que me travou...baixando calmamente os braços e completamtene intrigado com o sucedido. Isto sim é viver o futebol, não é como algumas almas aí da capital que não sorriam com as vitórias e sucessos Europeus do F.C.P e os sucessos relativos do S.C.P.

Abraços à comunidade!

13/3/06 18:38

 
Blogger O verde que goste é...? said...

Navaaaaaaaaaaal!!!!!

14/3/06 00:14

 
Anonymous Anónimo said...

Pretty section of content. I just stumbled upon your website and in accession capital to assert that I get in fact enjoyed account your blog posts.
Any way I will be subscribing to your augment and even I achievement you access
consistently rapidly.
Feel free to surf my web site tottenham transfer rumours transfer news

27/1/13 13:29

 
Anonymous Anónimo said...

We are a group of volunteers and starting a new scheme in our community.
Your site provided us with valuable info to work on.

You have done a formidable job and our whole community will be grateful to you.
My website :: perfumes

5/2/13 02:21

 
Anonymous Anónimo said...

of course like your web-site however you have to check the spelling on
several of your posts. A number of them are rife with spelling issues and
I find it very bothersome to inform the reality then again I will definitely come again
again.
Also visit my web site ... pizza games nashville tn

15/2/13 02:07

 

Enviar um comentário

<< Home

 
Free Web Site Counter
Hit Counter