Porque o mais provável é ninguem ligar ao que tens a dizer...

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Isto é um Trapiche!

Existe uma expressão muito madeirense: “Isto é um Trapiche”. Trapiche, para quem não sabe, é a famosa casa de saúde da Madeira, ou em português mais corrente o manicómio cá do sitio!

Na última semana os sinais de demência foram mais que evidentes. Primeiro convida-se o escritor Gonçalo Cadilhe, alojado na casa do artista da madeira, edifício doado a região pelo poeta Carlos Cristóvão, para servir de retiro a artistas em busca de inspiração e sossego criativo, a abandonar a mesma durante um fim-de-semana. O mais surreal é que toma conhecimento do facto através da empregada de limpeza sem a mais ténue justificação por parte organismo responsável pelo imóvel, a secretaria Regional de Turismo e Cultura. Uma situação normal para muitos madeirenses, habituados que estão a comer sem reclamar, mas que o artista estranhou e sobre a qual “reclamou”. Erro crasso! Em terra de loucos, quem é são é louco! Resultado, expulsão definitiva, porque como se afirma “ à Boca Pequena” quem morde a mão que dá de comer...
O que toda a gente já sabia é confirmado pelo nosso amado líder: precisava de um lugar para celebrar o aniversario! Mas atenção, pagou o devido valor pela utilização! Provavelmente o mesmo que paga pela casa do governo que ocupa em pleno mês de Agosto na hiper inflaccionada Ilha do Porto Santo, uns exorbitantes dez euros dia...
Também estou a pensar requisitar a casa do artista para fazer uma festinha de carnaval, afinal o património regional é de todos os madeirenses! Mas aposto que me olharão como um louco quando chegar à Direcção Regional dos Assuntos Culturais com o requerimento. Uns são filhos de deus (ou mesmo o próprio deus!) os restantes não são filhos, afilhados, nem filiados de ninguém... enfim, um Trapiche!

Segundo sinal de demência, a aprovação na Assembleia Legislativa Regional, de um pedido de avaliação psiquiátrica, requerido pela bancada do PSD-Madeira, ao deputado do Partido Socialista João Cardoso Gouveia, por este ter posto em causa a separação de poderes cá na Ilha. Heresia! Abominação! Promiscuidade entre o poder político e o poder judicial na região!? Em terra de loucos quem é são é louco... Devia existir na Tvcabo um canal da Assembleia Regional, até podia ser pago, que valia a pena o investimento, bem melhor que o SIC Comédia!

Mas nem tudo vai mal neste baluarte da democracia plantado no meio do Atlântico! Temos os deputados com o índice mais elevado de produtividade do planeta! 19 diplomas aprovados em 15 minutos... imagino a discussão acesa! Ahh... não houve... os loucos tinham abandonado o hemiciclo! Em terra de loucos...

4 Comments:

Blogger O verde que goste é...? said...

É assim a "Madeira Nova"! Terra onde o rebanho de ovelhas alaranjadas é guiado pelo mesmo pastor há mais de 20 anos. Ninguém ouse interferir com o dia-a-dia destes (simpáticos?) animais, se não...ou é chamado de vaca - neste caso, ovelha - louca ou então é mandado "abater"- que cá na Madeira significa ficar "queimado", ou, neste caso, afastado...

14/2/06 23:54

 
Blogger BarreteDeOrelhas said...

A resposta do grupo parlamentar do PSD Madeira ao deputado Gouveia, apesar de "pouco ortodoxa" (LoL) foi perfeitamente adequada. Há promiscuidade? Há corrupção?? Eu acredito que há. Tenho provas?? Não... Por isso não falo nem afirmo o que não tenho forma de provar. Chegamos já a uma situação em que é tal a demagogia e em que as palavras dos políticos (e não só, dos cidadãos em geral) são tão vazias de substância, que já há quem vá para uma assembleia chamar directamente de corruptos e criminosos não só o governo regional e o PSD, mas também os juízes, o Ministério Público e quem mais lhe der na cabeça. Mas substância... nicles, népia nada. São acusações muito graves que de certeza que, se não corroboradas por provas sólidas, só podem ser proferidas por alguém que não espera ser levado a sério ou que não se considera responsável pelos seus actos. Ora, e corrijam-me se estou errado, se alguém não pode ser responsabilizado pelos seus actos, essa pessoa é considerada demente, insana, e portanto sem capacidade mental para desempenhar as funções de deputado na Assembleia Regional (espero eu). Se esse senhor (que nem sei quem é) quer ser respeitado, que tenha respeito pelos outros e já agora pela sua própria credibilidade pessoal.

P.S. O que digo sobre este senhor é válido para toda a gente, independentemente da cor partidária, e é válido para todos os aspectos da vida, não apenas políticos.

16/2/06 00:07

 
Blogger O verde que goste é...? said...

Amigo Barrete de Orelhas, tudo o que disseste tem a sua lógica mas sinceramente não acredito que o João Carlos Gouveia tenha dito tudo o que disse sem ter provas.
O homem não é tão estúpido assim...

16/2/06 11:01

 
Blogger MB said...

Se as as afirmações são assim tão infundamentadas, porquê não o recurso a um voto de protesto?? O fumo nesta ilha é muito, mas se alguem grita fogo torna-se incomodativo! Adopta-se a estratégia mais citada nos manuais de história... apelidam-se essas vozes de dementes! E em matéria de fogo o deputado Cardoso Gouveia tem mais que experiência...Lembram-se das últimas autarquicas?

16/2/06 13:52

 

Enviar um comentário

<< Home

 
Free Web Site Counter
Hit Counter