Porque o mais provável é ninguem ligar ao que tens a dizer...

quarta-feira, novembro 16, 2005

ÉTiCA

Recomendo um artigo publicado na revista Visão desta semana de Miguel Carvalho que se intítula "Escumalha". Para quem não tiver tempo ou oportunidade fica aqui então um cheirinho do artigo que espero despertar a vossa atenção e curiosidade.

O entrevistado é Adil Jazouly, um conotado sociólogo marroquino, especialista em conflitualidade social. Este sociólogo aborda o tema numa perspectiva diferente daquela a que nos habituámos e que dá muito que pensar. Referindo-se aos jornalistas como "agitadores sociais", autênticos manipuladores capazes de tudo, nem que implique "fabricar" as imagens do momento, os chamados "Directos".
No caso particular francês, que tem sido extremamente noticiado, Adil Jazouly menciona que há jornalistas que pagam aos miúdos para atear fogo aos carros e assim conseguir as imagens para o "Directo". Dizendo que este método jornalistico não é exclusivo de França nem tão pouco uma prática recente (exemplificando com o caso da revolta nos suburbios de Lyon no ano de '81).

Agora pergunto eu: onde está a ética dos profissionais que recorrem a este tipo de métodos?
Será uma disciplina na faculdade, onde se apreende "teatro jornalistico" ?
Cada vez mais o jornalismo vive de audiências, apelando ao sensassionalismo e para isso há que mostrar muita desgraça.
Hoje em dia parece que se trata a ética e a moral como um "elástico" , que vamos puxando até não dar mais... Há coisas que não se esticam! Fabricar imagens é esticar demasiado o "elástico" !!!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Just thought I'd let you know about a site where you can make over $800 a month in extra income. Go to this site   MAKE MONEY NOW  and put in your zip code..... up will pop several places where you can get paid to secret shop, take surveys, etc.  It's free.  I found several and I live in a small town!

16/11/05 15:28

 
Blogger MB said...

Recomendo a este propósito a leitura "sobre a televisão" de Pierre Bourdieu

17/11/05 15:28

 
Anonymous Drakonyaz said...

Há muito que deixei de acreditar nos média.

24/11/05 20:56

 

Enviar um comentário

<< Home

 
Free Web Site Counter
Hit Counter