Porque o mais provável é ninguem ligar ao que tens a dizer...

terça-feira, novembro 08, 2005

As minorias

Não está nada fácil controlar a ira e revolta de parte da população francesa. Os motins têm sido uma permanente ao longo das últimas semanas. Fenómeno que está a expandir-se a todo o país. Bem aqui perto de nós a França até o "recolher obrigatório" decretou na tentativa de salvaguardar os interesses da sua população. A situação, aparentemente, não tende a melhorar...
A questão que se coloca é se Portugal vai "importar" mais um dos fenómenos franceses, uma vez que em Portugal temos muito a "mania" de importar as ideias e ideais franceses.
Portugal assim como a França, têm uma elevada taxa de emigrantes. Emigrantes esses que, infelizmente e na sua grande maioria, em especial aqueles que se fixam nas metrópoles em busca de melhores condições de vida, acabam por sucumbir à tentação da prática do crime face ás desigualdades sociais, numa luta para sobreviver numa moderna sociedade que mais se vai parecendo com uma "selva industrial"!

Há alguns anos atrás era muito bom ter-se emigrantes na construção de um país, estes não eram exigentes, não se importavam de ter grandes condições desde que saissem da miséria dos países de onde eram naturais. Aproveitar-se de mão-de-obra barata e ainda por cima não exigente dava muito jeito. Mas as sociedades evoluem e as gerações vindouras já não se consideram simplesmente emigrantes, mas sim naturais do país que acolheu os seus pais e lhes deu oportunidade de melhores condições de vida. Todos um pouco em busca de uma espécie de "American Dream" europeu. E nesse sentido acabam por sentir que não são tratados como tal, acabando por revoltar-se. Apercebendo-se que as desigualdades são bem patentes e as oportunidades bem menores.

É um problema deveras complexo, porque ,pessoalmente, não creio que a "Culpa" esteja toda só de um lado. Esperemos que "Nós por cá" não tenhamos que passar pelo mesmo...

1 Comments:

Blogger Duarte Temtem said...

Em tempos em que a internet é maioritariamente constituída por lixo virtual, é bom encontrar um blog onde ainda se pode encontrar alguma informação pertinente!

Os meus parabéns

13/11/05 01:09

 

Enviar um comentário

<< Home

 
Free Web Site Counter
Hit Counter