Porque o mais provável é ninguem ligar ao que tens a dizer...

sábado, julho 23, 2005

SECA

Esta semana ficou decidido que afinal não irá ser accionado o fundo comunitário relativamente ao "Estado de Calamidade" em que o nosso país se encontra na sequência da seca.
As vagas de calor, a falta de chuva durante o ano, entre outros factores, efectivamente, contribuiram para a seca que o nosso país atravessa. Que consequentemente originam os incêndios, a escassez de água para hidratar os animais, o cultivo das plantações.

Contudo há algo que me intriga e que me faz pensar.
O que me faz pensar como é que um país como Israel consegue transformar um deserto
( literalmente um deserto) na maior plantação de laranjas do mundo, sendo os maiores exportadores de laranja a nível mundial?!

A resposta surge de um sistema que criaram para combater o problema, que basicamente são cristais que são depositados debaixo da terra a baixa profundidade e que absorvem a água transformando-se numa substancia gelatinosa evitando que a água desapareça e que a mantem perto das raízes. O que é uma forma de reserva de água ao alcance das raízes. Os cristais vão secando à medida que as plantas vão "bebendo" e da próxima vez que chover os cristais voltam a absorver a água e a tornar-se na tal substancia gelatinosa.

Como sabemos este não é concerteza o primeiro ano de seca pelo qual Portugal atravessa.
Será que a única forma de combater o problema é sempre que de um ano de seca se tratar a única alternativa é pedir que se accionem Planos de ajuda comunitária?

É certo que o sistema desenvolvido por Israel é dispendioso a curto prazo, mas não valerá a pena investir e pensar no longo prazo?

2 Comments:

Blogger MB said...

Onde está a seca? onde está a vaga de calor? aqui no porto chove há dois dias... que merda, tb quero ir ha praia!!!!

25/7/05 17:29

 
Blogger O Raio said...

E será que este sistema funciona com chuvadas fortes?
Não nos esqueçamos de que no deserto raramente chove e, por cá, temos anos de seca alternados com anos chuvosos...

18/8/05 22:31

 

Enviar um comentário

<< Home

 
Free Web Site Counter
Hit Counter