Porque o mais provável é ninguem ligar ao que tens a dizer...

terça-feira, julho 19, 2005

Palavras...

Serão as palavras simplesmente palavras? Que papel desempenham os vocábulos?
Será que são suficientemente valorizadas, ou estarão cada vez mais banalizadas? Será verdade que os actos valem mais que “mil” palavras?

Não gosto da forma como se usam os vocábulos muitas vezes. Tenho a noção de que as pessoas não lhes dão o devido valor. Não pelos erros ortográficos, não pela forma deslexica como ás vezes as pronunciamos.
Creio que talvez pela falta de “sentimento” como as dizemos, ou as ouvimos.
A verdade é que a mesma coisa dita por pessoas diferentes é interpretada diferentemente, ás vezes muito de acordo com aquilo que gostaríamos de ouvir.

Vejamos algumas frases ou discursos que se tornaram célebres ao longo da História. Sendo que uma das mais mediáticas e jamais esquecidas terá talvez sido “I have a dream” de Martin Luther King. Foram estas apenas e simplesmente palavras? Têm elas passado de geração em geração por serem apenas palavras? O que as tornou tão especiais e tão inesquecíveis?

Será que o nosso sociólogo de serviço tem alguma explicação para este tema, ou nem por isso?!

2 Comments:

Blogger MB said...

Gostei do termo, "sociologo de serviço". Por acaso é um dos vocábulos q os sociologos detestam... Pressupõe que a palavra do sociologo esta ao serviço da legitimação do discurso de outrém. Se estiverem atentos verão que adstrita a muitas notícias está a opinião do sociologo, é como que uma espécie de certificado de qualidade a merda que escrevem, desde o estado da politica actual à quinta das celebridades (a propósito vê gesflup.blogspot.com). O problema é que o sociologo, enquanto tal, não tem opinião! o sociólogo levanta hipoteses! o Sociólogo não tem explicações, o sociólogo tem interpretações baseadas em premissas teóricas amplamente analisadas.:) Por isso não te posso dar uma explicação, o que posso fazer é levantar a hipotese sociologica que: " Qualquer expressão é passivel de assumir um significado simbólico e iconografico, por força do contexto em que é expressa ou pela dexcontextualização de que é alvo, por parte dos média, num momento posterior" Claro que não é preciso ser sociólogo para levantar hipoteses, mas ajuda á sua legitimação... por isso é que temos sempre muito cuidado com o que dizemos, sobre o risco de qualquer dia ver o nosso nome adstrito ao carimbo "this bullshit as been comproved by sociologists"
A proxima vez que vires um sociólogo (assumido como tal e não como cidadão comum) no "Prós e contras" a usar o Vocábulo "em minha opinião..." por favor muda de canal, aprendes mais nos Morangos com açucar..

20/7/05 12:28

 
Blogger MB said...

naõ sei se já reperaram mas este blog é referenciado nos links do filhodo25deabril.blogspot.com

20/7/05 17:36

 

Enviar um comentário

<< Home

 
Free Web Site Counter
Hit Counter