Porque o mais provável é ninguem ligar ao que tens a dizer...

sábado, maio 07, 2005

Pais ou Assassinos?

Pais violentos parece estar na moda em Portugal. Nos últimos tempos temos assistido a noticias que revelam não só os maus tratos por parte dos pais aos seus filhos, como também ouvimos histórias da mãe que matou a filha, ou da filha jogada ao Rio.

Não é suposto o Lar ser o lugar mais seguro do Mundo só porque os nossos pais estão lá para nos proteger?! O que se passa na cabeça das pessoas com tais atitudes? Será Doença, será Maldade, será Loucura? Não consigo entender, simplesmente não consigo...

A Familia foi desde sempre o lugar por excelência, o espaço que permitia à criança desenvolver-se em todas as vertentes. Todos os aspectos são determinantes, sendo que a familia, diria eu, é o espaço vital do desenvolvimento físico, afectivo, moral e intelectual.

Não sou psicóloga, não tenho nem nunca tive qualquer tipo de formação nessas áreas, mas já fui criança e pretendo ser mãe um dia. Os nossos pais são os alicerçes da nossa identidade, ainda que muitas vezes as coisas não resultem da melhor forma.
Há inúmeras discussões sobre como educar os filhos, cada um tem uma visão diferente sobre o que fazer, como agir face determinadas circunstâncias. Mas independentemente das opiniões quase todos partilham a mesma fórmula, ainda que expressando das mais variadas e diferentes maneiras. Ainda bem que a maioria, acha que a fórmula é composta por Amor, Carinho, Afecto, Dedicação, Paciência, mas também Firmeza e Autoridade nos momentos em que são necessários.

Mas as manifestações de violência para com os filhos são uma realidade efectiva, desde os países mais desenvolvidos ao menos desenvolvidos. São noticia um pouco por todo o mundo, porque acontecem um pouco por todo o lado! Infelizmente...

1 Comments:

Blogger MB said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

11/5/05 12:00

 

Enviar um comentário

<< Home

 
Free Web Site Counter
Hit Counter