Porque o mais provável é ninguem ligar ao que tens a dizer...

sexta-feira, abril 22, 2005

Quem sou eu?

Parece que tornei-me de tal maneira chato com os meus comments que decidiram dar-me palavra efectiva neste canto da blogosfera. Enfim, mais uma opinião para o depende das opiniães.
Começando pelas apresentações, quem sou eu? Pois bem, para entender quem eu sou, há que perceber primeiro que a experiência de vida social, transforma a natureza básica de qualquer ser humano, dando origem a uma segunda natureza, o seu habitus. Os seres humanos são dotados de sentimentos, moral, preferências e competências que reflectem o seu envolvimento num grupo social. Isto sugere que a historia de um agente é sedimentada dentro do seu “corpo”, entendido como uma estrutura activa e sensível, sob a forma de esquemas preceptivos e linguisticos, preferências, desejos, formas de competência, etc. Aquilo que eu sou, a maneira que eu penso e actuo, é por conseguinte resultado da minha história pessoal, ou seja, o meu habitus (ou quem eu sou) é resultado dos resíduos deixados pelos padrões de acção que tomei ao longo da vida. Mas é claro que as minhas acções, embora individuais, não surgiram do nada. A minha história individual, não é mais do que um fio entre outros que formam o grande “campo dos campos”: a estrutura de classes. Logo os meus padrões de acção (embora individuais) foram condicionados na sua génese. Portanto podemos falar num habitus de classe, diferentes grupos tendem a demonstrar diferentes habitus porque têm que “fazer pela vida” em circunstâncias variadas. Conclusão? Eu sou o MB, um mero agente social. E vocês quem são?

1 Comments:

Blogger stanica said...

Bemvindo ao Depende das opiniaes. Gostei muito do teu 1º post, muito bom, muito engraçado e muito "sociologicamente académico"!
É com muito gosto que te encaro como "contribuidor" (ou como nós temos o hábito de dizer: "camarada blogueiro"), uma vez que os teus comments eram já um hábito regular(bem mais do que alguns supostos contribuidores deste espaço!!!). WELCOME e que muitos atritos de "opiniã" surjam, uma vez que discutir diferentes e divergentes pontos de vista é saudável!

22/4/05 20:17

 

Enviar um comentário

<< Home

 
Free Web Site Counter
Hit Counter