Porque o mais provável é ninguem ligar ao que tens a dizer...

sábado, março 26, 2005

Literatura e a prova do tempo

Um grande bem hajam, a todos os regulares do blogue (sim porque é 1bloguuee madeirense), a grande verdade é q nunca mais meti os pezes por aqui...por isso é justa e devida qualquer boquinha foleira que eventualmente me queiram dirigir. Enfim e como se trata de Páscoa, um periodo de introspecção pessoal essas coisas pesam sempre :P e cá estou eu para (tentar) escrever qualquer coisa decente...

Uma coisa que me apercebo cada vez mais é da tentativa (e bem a meu ver) de incutir nas pessoas o habito da leitura e que esta deve ser iniciada o mais cedo possivel na vida desta por forma a lhe poder ser um grande apoio no seu desenvolvimento psíquico, emocional e mental.

100% de acordo, agora pessoalmente...e não falo só de livros de literatura (exclui-se naturalmente toda a literatura de puxar pelo cagalhao como Margaridas Rebelo Pinto e afins), falo também musica clássica e de ópera...para mim a grande questão é: como é que (e agora falo pela minha experiência própria) podemos apreciar e entender realmente um livro como a Eneida ou mesmo um contemporâneo Saramago na sua totalidade? Será que pegar nos clássicos só porque é "de gente" é condição suficiente? Eu sinceramente tinha esta ideia de pegar nos grandes clássicos literarios e após tentar aplicá-la na prática, cheguei muitas vezes à conclusão que não estava a absorver a essencia do livro...apesar de estar a fazer o esforço para tal!
A conclusão foi que... provavelmente ainda não tinha maturidade para tal e mais importante que isso, que não é à força que se entranha mas acho que se tem de dar tempo ao tempo e deixar que sejamos nós a procurar os grandes clássicos quando ganhamos outra percepção do mundo, para ganharmos as nossas proprias respostas. Enfim e disse... 1abraço a todos Boas Pascoas.

P.S: depois da profundidade deste post, acho que só volto a escrever lá para o verão que ninguém vai dar por falta!

3 Comments:

Blogger stanica said...

Benni gostei do teu post, achei um tema pertinente e considero-o interessante! Concordo com quase, ou mesmo, tudo com aquilo que escreveste! Continua a deixar a tua "PRINT" NO blog.;)*

5/4/05 00:22

 
Blogger stanica said...

Benni gostei do teu post, achei um tema pertinente e considero-o interessante! Concordo com quase, ou mesmo, tudo aquilo que escreveste! Continua a deixar a tua "PRINT" NO blog.;)*

5/4/05 00:25

 
Blogger O de boa memória said...

umas dicas sobre uns bons livros:

Milan Kundera - A insustentável leveza do Ser;

Kafka - A Metamorfose;

Graham Greene - Our Man in Havana.

7/4/05 21:58

 

Enviar um comentário

<< Home

 
Free Web Site Counter
Hit Counter